LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

sábado, janeiro 13, 2007

Cultura Hip-Hop até 14 de Janeiro

O Lago Discount, em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão, acolhe a partir de hoje e até ao dia 14, o Festival da Cultura Hip-Hop, evento multidisciplinar que integra várias vertentes do hip-hop, desde a dança, passando pelo rap até a workshops e concursos de graffitis e de bandas.
O Festival da Cultura Hip-Hop começa hoje com um workshop de dança que inclui as derivações do hip-hop como breakdance, poppin, lockin e new school. O curso é ministrado pela Momentum Crew, grupo formado por dançarinos de renome, e tem a duração de duas horas por dia, entre as 18h30 e as 20h30, terminando na sexta-feira, dia 12.
No fim-de-semana que compreende os dias 12, 13 e 14 o evento conta com múltiplas actividades. No dia 12, a tarde será preenchida com workshops de graffitis, beatbox e dj’ing. Já nas noites dos dias 12 e 13 de Janeiro, as instalações do Indoor Machines acolhem concertos dos nomes mais sonantes do hip-hop nacional e responsáveis pelos grandes sucessos do último ano, nomeadamente Sir Scratch, SP & Wilson, Nigga Poison e Bob da Rage Sense.
Do programa de dia 13 de Janeiro, entre as 9h00 e as 17h30, consta um concurso de graffitis, cujo tema é «Velocidade». Algumas das melhores crew’s de writers foram convidadas a participar com maquetas, cuja análise prévia coube a um júri especializado. O objectivo do concurso é o de decorar as paredes do Indoor Machines, dando a conhecer as potencialidades da arte de grafitar. O prémio, que ronda os 500 euros, será atribuído em função do valor artístico da criação, do impacto visual, legibilidade e técnica.
A organização do evento vai ainda levar a cabo um concurso de novas bandas de hip-hop, pretendendo dar a conhecer novos talentos deste género musical. Os MC’s, rappers ou bandas que pretendam inscrever-se serão avaliadas por três artistas nacionais. O prémio do artista vencedor será participar nos concertos de sábado com os artistas conceituados do panorama hip-hop.
Para além da vertente cultural e pedagógica, o Festival da Cultura Hip-Hop integra ainda um projecto de acção social. Por cada entrada nos concertos dos dias 12 e 13 – para um dia do Festival o preço do bilhete é de 10 euros, sendo que para os três dias o bilhete ronda os 15 euros –, reverte um euro a favor da instituição «Mundos de Vida» – Associação para a Educação e Solidariedade.
Esta entidade privada, sem fins lucrativos, auxilia crianças, pessoas idosas e respectivas famílias, nas áreas da educação, acção social e da saúde, tendo como centro de actuação as regiões de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.
No dia 14 de Janeiro, as crianças e jovens da instituição são convidados a visitar o Festival e a experimentar as várias vertentes da cultura hip-hop, entre elas, o graffiti, o dj’ing, a dança e o rap. À disposição estará uma parede para que os mais pequenos possam dar largas à sua imaginação e grafitar com a ajuda dos especialistas. Durante a tarde, decorre uma sessão de autógrafos com todos os artistas que participaram ou colaboraram no Festival da Cultura Hip-Hop, sendo esta uma forma de as crianças da instituição contactarem com algumas estrelas do panorama nacional de hip-hop. Aproveitando a visita da instituição, será entregue ao engenheiro Manuel Araújo, responsável da «Mundos de Vida», o donativo angariado nos dois dias de concertos.
A organização do evento cabe ao Indoor Machines, insígnia presente no FunPark do Lago Discount. Os bilhetes podem ser adquiridos no Indoor Machines, Lago Discount (Ribeirão – V. N. Famalicão), no Skills (Braga) e no Urban Max (Porto).
Fonte: O Primeiro de Janeiro, 07-01-2007

1 Comments:

Blogger INFORMANIACA said...

Apresentação do livro "Cabo do Mundo"

No próximo dia 20 de Julho, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso será apresentado pelo escritor e poeta Albino Santos, às 21h30, o livro “Cabo do Mundo” da autoria de Laura Costa.

Abraço,
Laura Costa

12:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home