LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

domingo, fevereiro 18, 2007

A segunda vida dos matraquilhos

Os matrecos vão deixar de estar empenados ao sol ou a apodrecer na sala dos fundos do café. A recém-formada Federação Portuguesa quer mesas bonitas e desportivas.
A Futbolín, metegol, canchitas, foosball, rods, balilla, baby-foot, pebolim. O nome não é universal. O jogo sim. "É aquele jogo...", afirma Vítor Bessa, um dos três membros da Comissão Instaladora da recém-formada Federação Portuguesa de Matraquilhos (FPM). É aquele jogo que antes de o ser já o era e que em Portugal tem milhares de praticantes. "Os portugueses adoram os matrecos. As mesas estavam nas esplanadas ou encostadas a uma parede até apodrecerem. Agora não. São mesas bonitas e desportivas.
"As inscrições estão abertas a frequentadores de feiras populares e romarias, salões de jogos e garagens, cafés e tascas. Os matrecos - como o PÚBLICO constatou anteontem, em Famalicão, durante um torneio regional - estão a ganhar uma nova vida. "Os jogadores podem equipar-se da cintura para cima", ouviu-se. E os jogadores (os jogadores-jogadores que controlam os jogadores-bonecos) prepararam-se para assimilar um conjunto de regras importadas dos Estados Unidos. Vítor Bessa estava em Las Vegas a pretexto de um Campeonato do Mundo de bilhar e resolveu trazer as regras de um jogo que em Portugal tem mil e uma interpretações. "Ensaiámos uma semana", disse ao PÚBLICO a equipa Indoor Machine, a única formação feminina em prova, depois de ter gasto três euros em moedas de cinquenta cêntimos. "Chutem prà frente! Joguem prò empate!", gritava-se da bancada. Sandra e Paula encolheram os ombros, sorriram para os adversários e prometeram voltar a tentar. "Os homens sabem apanhar os pontos fracos...", lamentaram as jogadoras Indoor Machine.
Com o tempo e com a multiplicação dos torneios, os praticantes começarão a trazer trocos nos bolsos, equipamentos uniformizados da cintura para cima e ligaduras nos pulsos (a lesão mais frequente nos matrecos). Entretanto, vão caindo alguns mitos sobre os matrecos. A famosa roleta (rolar indiscriminadamente os varões) é mesmo ilegal (dá direito a livre ou grande penalidade, dependendo da zona do campo em que é feita a falta), a bola é pousada na área (e não lançada entre os médios com o característico tac-tac-tac), mexer bruscamente os varões e arrastar a mesa (mesas Scorpion fabricadas na Anadia) também são considerados movimentos ilegais.
O resto, garante Vítor Bessa, "é quase como no futebol": "Uma mistura de técnica, força e sobretudo jeito. E algumas fintas." "O jogo aquece, a adrenalina é incrível e o calão também é característico", acrescenta Carlos Teixeira, outro amante da elegância do bilhar que resolveu testar o poder de choque dos matraquilhos. Há especialistas na defesa (um varão para o guarda-redes, outro para dois defesas) e no ataque (cinco médios e três avançados), mas as equipas podem trocar de posições no final de cada jogo. No resto, os regulamentos são bem claros: não se podem ingerir bebidas alcoólicas no desenrolar dos jogos ou no intervalo, é expressamente proibido atender o telemóvel (que deverá estar em silêncio ou desligado), terá de haver alguma moderação na linguagem e no festejo dos golos (a regra aplica-se também aos espectadores). O regulamento da Federação prevê a aplicação de cartões amarelo (50 cêntimos), azul (2,50 euros) e vermelho (de 5 a 25 euros, bem como a expulsão da competição ou mesmo da FPM).
Em Famalicão, a Casa do Benfica fez-se representar por quatro equipas, a Casa do FC Porto por três - que tiveram falta de comparência por motivos de força maior: o FC Porto-Naval 1.º de Maio. O benfiquista Filipe Silva, 18 anos, estudante de Arquitectura, treinou "à pressa" e normalmente até prefere "um bom jogo de Playstation". Por ser o mais alto do torneio, ficou com "uma dor na coluna". Por ser amador, marcou "dois ou três autogolos" ao seu colega de equipa e saíram-lhe "alguns passes de calcanhar" sem querer. Apesar de tudo, ultrapassou a primeira eliminatória. Os bonecos ão de chumbo, sendo que a FPM adoptou as cores verde, vermelho, amarelo e azul para os equipamentos.