LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Famalicão comemora centenário de Miguel Torga

A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão associa-se às comemorações do centenário do nascimento do poeta Miguel Torga, com a apresentação da peça «O Paraíso», pela companhia Jangada Teatro, nas próximas noites de sexta-feira e sábado, a partir das 21h30. A peça «O Paraíso» foi escrita por Miguel Torga em 1949, e traduz o início de uma via-sacra, em que o autor reconhece ter perdido a graça de não conhecer o mal, deixando de viver de olhos angélicos no seio da natureza. Adão é expulso do paraíso como resultado da ira de uma qualquer entidade ofendida. Adão representa o símbolo expiatório da condição humana degradada e degredada.
Miguel Torga, pseudónimo literário do médico Adolfo Correia Rocha, nasceu no dia 12 de Agosto de 1907 em S. Martinho da Anta, Trás-os-Montes, e morreu em Coimbra, no dia 17 de Janeiro de 1995, tendo sido um dos mais importantes escritores portugueses do século XX.
Miguel Torga foi autor de mais de três dezenas de títulos de poesia, ficção e teatro, e o primeiro vencedor do Prémio Camões, o mais importante galardão literário da lusofonia. A obra de Miguel Torga tem um carácter humanista: criado nas serras transmontanas, entre os trabalhadores rurais, assistindo aos ciclos de perpetuação da Natureza.
Fonte: Fábrica de Conteúdos, 08-02-2007