LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Adrave promove seminário sobre ‘Hábitos de Leitura Continuada’

No próximo dia 26, o auditório da Biblioteca Municipal de V.N. de Famalicão acolle a realização de um seminário destinado a pais, educadores, professores e técnicos que trabalham com crianças. A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave.
A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave (Adrave) encontra-se a promover um seminário intitulado ‘Hábitos de Leitura Continuada: partilha de boas práticas’. Destinado aos pais, professores e técnicos que trabalham com crianças, esta acção decorre no próximo dia 26 no auditório da Biblioteca Municipal de Famalicão, a partir das 9h30. Esta sessão surge numa altura em “urge reflectir sobre o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, partilhar experiências e competências e transferir boas práticas resultantes da actividade no terreno”.
A Adrave em parceria com as Câmaras Municipais de Fafe, Guimarães, Santo Tirso, Trofa, Vila Nova de Famalicão e Vizela, está a desenvolver o Projecto ‘Leituras do Ave’. Esta iniciativa surgiu na região do Vale do Ave, onde se constatam níveis de escolaridade muito reduzidos, mesmo entre os mais jovens, e, consequentemente, “onde os hábitos de leitura são muito ténues”. Com a actividade pretende-se promover a leitura continuada e o saber ler, a qualificação das pessoas, entre outros. Este projecto, em execução desde 2005, tem concretizado já algumas iniciativas “de interesse”, designadamente workshops, acções de qualificação para técnicos e oficinas de animação de leitura continuada, que estão a ser desenvolvidas em vários núcleos escolares e associativos dos concelhos de Fafe, Guimarães, Santo Tirso, Trofa, Vila Nova de Famalicão e Vizela. No terreno estão diversas oficinas, entre as quais escrita criativa e leitura.
Fonte: Correio do Minho, 13-02-207