LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

quarta-feira, janeiro 17, 2007

População de Castelões indignada

A decisão da não repavimentação de um troço, com a extensão de um quilómetro, da Estrada Municipal 510 está a provocar uma onda de indignação na freguesia de Castelões. O descontentamento está a ser expresso num abaixo-assinado, onde os utentes acusam a Câmara de discriminar a freguesia por razões políticas.
Os utentes da Estrada Municipal 510 estão indignados com o facto de cerca de um quilómetro de troço, entre a ponte sobre o rio Pele, em Castelões, e o viaduto da auto-estrada, já em Ruivães, não estar incluído no projecto de requalificação daquela via. Os utentes estão a promover um abaixo-assinado para mostrar o seu descontentamento, tendo já reunidos algumas centenas de assinaturas, e admitem não baixar os braços, caso não obtenham resposta positiva da Câmara Municipal de Famalicão.
Apontando que já ouviram duas versões sobre a não pavimentação do referido troço, os promotores do documento dizem não entender porque é que se deixa de requalificar um troço onde o piso está “totalmente degradado, quase que intransitável”.
“Não consigo entender porque é que a obra vai chegar ali e parar, para depois continuar na freguesia vizinha”, atira Carlos Gonçalves, um dos impulsionadores do abaixo-assinado.
“Porque somos discriminados”, aponta o documento, justificando que são centenas de carros que “diariamente circulam nesta estrada. É um dos principais acessos às freguesias de Ruivães, Oliveira de Santa Maria e de São Mateus”.
“Somos um grupo de cidadãos utentes da Estrada Municipal 510 que tudo faremos para que a estrada não caia no esquecimento e fazer ver e lembrar ao senhor presidente da Câmara que há uns tempos disse que tinha 49 filhos que eram as 49 freguesias”, escrevem no documento. “Esperamos que Castelões não continue a ser um filho bastardo”, concluem.
Também utente daquela estrada diariamente e, residente em Castelões, José Araújo diz não entender a razão de se deixar “um bocado” por fazer “já para não falar na via que vai para Oliveira de Santa Maria” [EM 510/1].
“Até já rebentei um pneu devido ao mau estado da via”, retorquiu Crispim Silva, dizendo que a estrada já deveria estar arranjada “há muito tempo”. Este residente em Castelões diz que as expectativas que tinha quando foi anunciada a empreitada estão “goradas” e, diz-se ainda mais prejudicado já que mora junto à EM 510/1. E, além do mau estado da via salienta a falta de iluminação que se verifica entre as habitações e a ponte em Oliveira de Santa Maria.
Também Agostinho Barros diz não entender a interrupção da obra, acrescendo o facto da estrada ser bastante movimentada até porque dá acesso a vários locais nomeadamente a fábricas.
O abaixo assinado vai ser enviado à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia, ao presidente da Assembleia Municipal e ao Governador Civil.
Confrontado com o assunto, o vereador das Obras Municipais alega que o troço em causa será incluído na empreitada de beneficiação da EM 510/1, que liga Castelões a Oliveira Santa Maria, já que tais zonas não possuem saneamento. Contudo, “desde a ponte do rio Pele até à praceta Álvaro Castelões o saneamento já foi instalado”, lembram os utentes, acrescentando que o traçado em Ruivães também não possui a rede de saneamento.
Segundo José Santos trata-se de uma questão “prática” já que da ponte de Oliveira de Santa Maria até ao cruzamento da 510 também não possui saneamento.
O vereador das Obras Municipais rejeita as razões políticas evocadas, justificando que se assim fosse era pavimentado apenas o troço desde o cemitério de Vermoim até à Estrada Nacional 206.
A empreitada de beneficiação da EM 510 está já adjudicada, sendo que decorrem agora os trâmites burocráticos e, José Santos diz que a obra deverá arrancar nos próximos meses. “A obra vai seguir de acordo com as necessidades de colocação do saneamento”, explicou.
Relativamente à EM 510/1 o vereador adiantou que estão a ser preparados os projectos de saneamento e das obras de beneficiação e “logo que haja verba disponível avançará”.
A junta de Freguesia de Castelões não aceita as justificações dadas pela Câmara Municipal de Famalicão para a não repavimentação do troço da Estrada Municipal 510, entre a ponte do rio Pele e o cruzamento que dá acesso a Oliveira de Santa Maria.
Apesar de alegar ainda não conhecer o conteúdo do abaixo-assinado, Francisco Sá diz saber que a recolha de assinaturas já começou e, “como não podia deixar de ser estamos ao lado da população”.
Segundo o autarca de Castelões quando foi anunciada a repavimentação da EM510 “ficamos contentes, mas mais tarde soube que aquele troço não seria repavimentado e nem quis acreditar”. “Estive a analisar o projecto com o então vereador [Jorge Carvalho] e aquele troço estava referenciado como estando em bom estado” revela Francisco Sá, anotando que, aquela parte “está em mau estado”.
Segundo o presidente da Junta uma das explicações apresentadas pelo vereador foi a falta de verbas. “Porque é que tinham de cortar em Castelões”, questiona. Posteriormente, segundo Francisco Sá, uma explicação apresentada pela Câmara foi a de que ali haveria água e saneamento, “mas 50% do troço em causa já tinha essas infra-estruturas, inclusive está servido da rede de gás”. Além disso, o autarca salienta que “Ruivães não tem saneamento e está a ser feito o projecto”.
Já no jantar de Reis com os autarcas do concelho, Francisco Sá diz ter questionado o presidente da Câmara que lhe terá referido que iria ser gasto “muito dinheiro no alargamento da ponte sobre o rio Pele e que esse troço seria depois incluído no troço da EM 510/1”.
“Isto não é mera discriminação. É pura perseguição”, refere o deputado do PS Iliseu Pimenta, a propósito desta situação. Intervindo na Assembleia Municipal, na discussão das Grandes Opções do Plano da Câmara de Famalicão para 2007, o deputado socialista criticou a opção da autarquia em não incluir a pavimentação daquele troço, contrariando o projecto inicial de repavimentação da Estrada Municipal 510, que liga Vermoim a Landim. “As freguesias passaram a ser tratadas como um apêndice a quem se dá meia dúzia de migalhas. Exemplo disso é a reconstrução da EM 510”, frisou o deputado, verificando que a área que não vai ser intervencionada “é a das mais degradadas de toda a estrada”.
“Se não fosse revoltante seria curioso e espantoso verificar-se que não se constrói numa das zonas onde é mais imperioso intervir. Ficará com certeza uma bela estrada, mas para Castelões fica apenas um belo anátema”, declarou Iliseu Pimenta, acrescentando que a esta decisão “não é alheio o facto da freguesia ser governada pelo PS. Já não falamos em mera discriminação. É pura perseguição e é politicamente ultrajante, pois não existe qualquer razão objectiva para este comportamento”.
Fonte: Entre Vilas, 17-01-2007

1 Comments:

Blogger DAVIDE MIRANDA said...

Não se se trata de uma coincidencia ou não, mas descobri há cerca de 10 minutos este blog e por sinal, pelo que me é permitido ver, hoje é precisamente o dia que se iniciou, ou pelo menos teve as primeiras postagens.
Quero dar os parabens à sua autora, porque é bastante interessante e agradecer o facto de ter sugerido e incluido o meu blog. Vou continuar atento.
1 abraço

7:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home