LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Famafest - Festival Internacional de Cinema e Vídeo

Realizado ao longo de nove dias, com início em finais de Abril, o Famafest decorre em Famalicão desde 1999, tendo como director do evento o crítico de cinema Lauro António, dentro de uma organização que pertence à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
O lado mais sublime deste festival prende-se com a interligação promovida entre cinema e literatura, que levam o Famafest a três pontos distintos da cidade. Casa das Artes, Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e Centro de Estudos Camilianos dividem entre si a recepção e exibição dos filmes a concurso, todos eles seleccionados em virtude do efeito novidade em Portugal.
O Famafest baseia a sua orientação, além dos naturais critérios relativos aos filmes a concurso, respeitando a componente literária, intitulando-se por isso como festival dedicado ao cinema e literatura, algo que o torna único na Europa. Nesse âmbito, o Famafest apresenta ciclos vocacionados a homenagear escritores, que tiveram adaptações ao cinema do seu espólio literário. Essa é realmente a vertente forte do Famafest, que junta a isso uma específica programação para os mais novos, graças à exibição de filmes infantis e de animação, também eles inspirados em obras literárias.
O Famafest não termina sem que sejam cumpridas um conjunto de homenagens destinadas a figuras marcantes das letras e do espectáculo em Portugal. Exposições e concertos compõem a restante actividade paralela do certame.
Fonte: Audiência Zero, 15-01-2007