Pacheco Pereira apresenta filme da sua vida
A escolha de Pacheco Pereira incidiu sobre o filme “Perigo Iminente” ("Blade Runner") de Ridley Scott, uma película baseada no romance “Do Androids Dream of Electric Sheep?”, de Philip Dick. Nesta obra de ficção científica, o autor apresenta-nos um mundo num futuro pós-apocalíptico onde grande parte da vida animal do planeta Terra se encontra extinta e onde os avanços tecnológicos permitem a substituição dessas “presenças” por alteridades mecânicas, robots. No filme o protagonista é Harrison Ford, no papel de Deckard, um detective da polícia de Los Angeles. No final da projecção do filme, Pacheco Pereira irá falar um pouco das razões que o levaram a escolher este filme e este livro.
Pacheco Pereira nasceu no Porto a 6 de Janeiro de 1949. Licenciou-se em Filosofia, em 1978, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Tem ainda o Curso Complementar de Ciências Pedagógicas. Participou activamente, desde muito novo, em movimentos políticos de oposição ao anterior regime (nomeadamente o PCP-ML, de inspiração maoísta, de cuja secção Norte foi fundador). Com João Carlos Espada e Manuel Villaverde Cabral, fundou o Clube de Esquerda Liberal.
Foi deputado à Assembleia da República pelo PSD durante três legislaturas, tendo sido líder parlamentar. Foi membro da Delegação da Assembleia da República à Assembleia da NATO e Presidente do Subcomité da Europa de Leste e da ex-URSS da Comissão Política da Assembleia do Atlântico Norte. Foi também Vice-Presidente do Instituto Luso-Árabe de Cooperação e Vice-Presidente do Parlamento Europeu entre 1999 e 2004.
É colaborador regular da imprensa escrita (actualmente é cronista do jornal "Público" e da revista "Sábado") e é comentador político de televisão, em programas na SIC Notícias ("Quadratura do Círculo") e na SIC. É docente no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, em 10 de Junho de 2005, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio. É autor dos blogues Abrupto e Estudos sobre o Comunismo.
"Um Livro, Um Filme" é uma iniciativa que decorre sempre na última sexta-feira de cada mês, contando com a presença de uma personalidade da cultura portuguesa para escolher e comentar um filme, preferencialmente adaptado de uma obra literária, e que se revista para ela de um carácter muito especial.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home