LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

AML quer clínica médica geriátrica

A Associação de Moradores das Lameiras (AML) quer construir uma clínica médica geriátrica. O projecto está, ainda, em fase embrionária, mas a associação pretende levá-lo em frente. Este e outros planos fazem parte do documento "Missão Visão e Estratégia", que define os desígnios para os próximos anos.
"Não há camas nos hospitais para todos os doentes, mas tem de haver condições para eles", adiantou Jorge Faria, presidente da Associação de Moradores das Lameiras, adiantando que precisam da colaboração de outras entidades. Pois, segundo o responsável, é preciso terreno e financiamento e, para isso, necessitam da colaboração, não só do Ministério da Saúde, como da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Por isso, e a pensar no futuro, Jorge Faria lançou a ideia de a associação criar e gerir parques de estacionamento. Segundo o responsável pela associação, uma vez que a Autarquia fala em "fazer um parque de estacionamento subterrâneo" junto aos pré-fabricados situados próximo do Edifício das Lameiras, Jorge Faria sugere que poderia ser gerido pela associação. "Podíamos ter um parque de estacionamento subterrâneo e, por cima, construir a clínica geriátrica". Por outro lado, a Associação de Moradores das Lameiras continua a perseguir o objectivo de construir dezena e meia de habitações T0 destinadas a pessoas idosas ou que vivam sozinhas e que possam servir de retaguarda às valências do sector geriátrico. Falta o dinheiro. "Já era para ter avançado, o projecto já está feito, mas falta a parte financeira", explicou o presidente da instituição, adiantando que a Câmara Municipal de Famalicão é que vai construir, uma vez que ficará com sete das habitações em causa. "Penso que vai avançar este ano", atirou Jorge Faria.
Em curso está o processo de certificação de duas das valências da associação o serviço de apoio domiciliário e o centro de actividades de tempos livres. Segundo Jorge Faria, até ao mês de Maio aqueles dois serviços têm de estar prontos a serem certificados.
Fonte: Jornal de Notícias, 19-02-2007