LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Famalicão dedica dez dias à cultura chinesa

Os sons do mandarim, os sabores e produtos extravagantes e os ritmos musicais do Oriente vão preencher a Semana Cultural Chinesa que começa sexta-feira, em Famalicão, disse hoje fonte da autarquia local. Ao longo de dez dias, que antecipam a chegada do Ano Novo Chinês, o público é convidado a assistir e a participar num conjunto de actividades culturais, nomeadamente exposições, conferências, cinema, fóruns de discussão e diversos workshops, que visam impulsionar o intercâmbio cultural entre Portugal e a China.
O presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, considera que a Semana Cultural Chinesa vai dar a conhecer os costumes, as tradições, a filosofia e a gastronomia daquele povo, mas também impulsionar o intercâmbio cultural entre duas civilizações ligadas por laços históricos há mais de cinco séculos. «Apesar das suas diferenças, mantêm interesses comuns», sustenta o autarca.
Armindo Costa salienta ainda a «ligação ancestral que Famalicão possui com a cultura chinesa, fortalecida através do missionário jesuíta famalicense Tomáz Pereira, que recebeu o título de Mandarim pelo imperador Kangxi, em 1689».
O autarca recorda também o famalicense Manuel Silva Mendes que se distinguiu como estudioso da filosofia taoista e se tornou presidente do Senado de Macau.
Do conjunto de iniciativas programadas, destaca-se a apresentação do livro «O quotidiano da praça Tian´Anmen», de Francisco Isoo, que será apresentado por André Dourado, dia 17, na Casa das Artes.
Estão previstas também exposições de fotografia na Casa-Museu Soledade Malvar, Casa das Artes e no Museu da Indústria Têxtil.
«São exposições que demonstram o dia-a-dia de diversas comunidades e minoria étnicas chinesas, dando a conhecer uma outra China», acrescenta Armindo Costa.
O autarca destaca ainda uma exposição/venda colectiva de artistas locais e chineses, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, nas instalações da Galeria Municipal da Antiga Casa Malheiro.
Está também programada, entre outras iniciativas, a exibição de alguns clássicos do cinema chinês e a realização de fóruns e workshops destinados a ensinar um pouco mais sobre a filosofia chinesa. A iniciativa da Câmara de Famalicão tem o apoio da Liga de Chineses em Portugal e do Instituto Confúcio da Universidade do Minho.
Fonte: Diário Digital, 06-02-2007