LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Dez dias dedicados à cultura e gastronomia chinesas

Porto, 06 Fev (Lusa) - Os sons do mandarim, os sabores e produtos extravagantes e os ritmos musicais do Oriente vão preencher a Semana Cultural Chinesa que começa sexta-feira, em Famalicão, disse hoje à Lusa fonte da autarquia local. Ao longo de dez dias, que antecipam a chegada do Ano Novo Chinês, o público é convidado a assistir e a participar num conjunto de actividades culturais, nomeadamente exposições, conferências, cinema, fóruns de discussão e diversos workshops, que visam impulsionar o intercâmbio cultural entre Portugal e a China.
O presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, considera que a Semana Cultural Chinesa vai dar a conhecer "os costumes, as tradições, a filosofia e a gastronomia daquele povo, mas também impulsionar o intercâmbio cultural entre duas civilizações ligadas por laços históricos há mais de cinco séculos". "Apesar das suas diferenças, mantêm interesses comuns", sustenta o autarca.
Armindo Costa salienta ainda a "ligação ancestral que Famalicão possui com a cultura chinesa, fortalecida através do missionário jesuíta famalicense Tomáz Pereira, que recebeu o título de Mandarim pelo imperador Kangxi, em 1689".
O autarca recorda também o famalicense Manuel Silva Mendes que se distinguiu como estudioso da filosofia taoista e se tornou presidente do Senado de Macau.
Do conjunto de iniciativas programadas, destaca-se a apresentação do livro, "O quotidiano da praça Tian'Anmen", de Francisco Isoo, que será apresentado por André Dourado, dia 17, na Casa das Artes.
Estão previstas também exposições de fotografia na Casa-Museu Soledade Malvar, Casa das Artes e no Museu da Indústria Têxtil. "São exposições que demonstram o dia-a-dia de diversas comunidades e minoria étnicas chinesas, dando a conhecer uma outra China", acrescenta Armindo Costa.
O autarca destaca ainda uma exposição/venda colectiva de artistas locais e chineses, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, nas instalações da Galeria Municipal da Antiga Casa Malheiro.
Está também programada, entre outras iniciativas, a exibição de alguns clássicos do cinema chinês e a realização de fóruns e workshops destinados a ensinar um pouco mais sobre a filosofia chinesa. A iniciativa da Câmara de Famalicão tem o apoio da Liga de Chineses em Portugal e do Instituto Confúcio da Universidade do Minho.
Fonte: Agência Lusa, 06-02-2007