LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Famalicão desvenda mistérios e tradições da China

Dez dias de actividades marcam a semana cultura chinesa que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promove de 9 a 18 de Fevereiro. Exposições, conferências, cinema, fóruns de discussão e workshops prometem desvendar um pouco da cultura e das tradições chinesas.
“Dar a conhecer os costumes, as tradições, a filosofia e a gastronomia deste povo fascinante, mas também impulsionar o intercâmbio cultural entre estas duas civilizações ligadas por laços históricos há mais de cinco séculos e que, apesar das duas diferenças, mantêm interesses comuns” é o objectivo da semana cultura chinesa, explicou o autarca famalicense, Armindo Costa, na apresentação da iniciativa. O edil justifica que “faz todo o sentido promover a semana cultural chinesam desvendando esta civilização distante, mítica e misteriosa e dando a conhecer aos famalicenses e àqueles que nos visitam toda a sua beleza e grandiosidade”. Armindo Costa lembra não só a população chinesa imigrante no concelho, mas também a “ligação ancestral que Famalicão possui com a cultura chinesa”, fortalecida através do missionário jesuíta famalicense Tomaz Pereira, que recebeu o título de mandarim pelo imperador Kangxi, em 1689, e cuja memória está imortalizada num busto, na freguesia de Vale S. Martinho. Também o famalicense Manuel Silva Mendes se distinguiu como estudioso da filosofia taoista e tornou-se presidente do Senado de Macau. Além de várias iniciativas culturais, haverá possibilidade de provar algumas especialidades orientais e aprender um pouco mais sobre a filosofia chinesa. À Câmara Municipal de Famalicão, juntaram-se a Liga de Chineses em Portugal e o Instituto Confúcio da Universidade do Minho na organização desta semana cultural.
Fonte: Correio do Minho, 06-02-2007