LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

sábado, fevereiro 24, 2007

Leitura à cabeceira de camas do hospital

Levar a leitura aos doentes que estão no Hospital S. João de Deus é o objectivo do projecto "A Mala de Histórias" que a Câmara de Famalicão está a desenvolver. Nas primeiras terças-feiras de cada mês, duas técnicas de animação à leitura deslocar-se-ão à unidade de saúde levando algumas histórias para contar a crianças, jovens e adultos.
O projecto visa contribuir para a "humanização do ambiente hospitalar, promovendo o estímulo da leitura através do contacto com os livros e da acção lúdica das contadoras de histórias". Até agora, a bibliomóvel deslocava-se aos vários serviços de internamento do hospital permitindo a leitura presencial e o empréstimo. Com este novo projecto, será possível que as pessoas tenham quem lhes leia. Aliás, o administrador do Hospital S. João de Deus, Alberto Peixoto, frisou essa diferença relativamente ao serviço que já existia, acrescentando que o internamento médio dos utentes é de cinco dias. "O facto das técnicas se deslocarem ao hospital para contar histórias é um grande avanço", adiantou, explicando que o hospital é um "meio hostil" que, apesar da humanização que tentam imprimir, os doentes estão no meio de pessoas que não conhecem. Alberto Peixoto referiu, ainda, que no âmbito dessa humanização o projecto da Autarquia é "bem-vindo". Por outro lado, salientou o trabalho feito pelo corpo de voluntariado. Para o autarca de Famalicão, era altura de dar um novo passo com este projecto. Além de contribuir para a humanização, para Armindo Costa ele leva "o entretenimento, a cultura e a informação ao doente". Com a anunciada criação do Centro Hospitalar do Médio Ave e conseqüente mudança do Conselho de Administração, o edil espera continuar a "estreita colaboração" que têm mantido. Armindo Costa acredita que o próximo administrador terá "a mesma abertura do que o actual".
Fonte: Jornal de Notícias, 24-02-2007