Campanha de limpeza florestal arranca em Famalicão
A limpeza dos terrenos florestais é uma das acções promovidas pela autarquia no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que foi aprovado recentemente. A operação “representa um investimento de 1 milhão de euros e irá incidir sobre as faixas de 100 metros confinantes com aglomerados populacionais e parques industriais, tendo como principal objectivo defender as pessoas e bens dos incêndios florestais”, como explicou Armindo Costa.
O autarca aproveitou a oportunidade para referir que “o problema do concelho de Famalicão em matéria de incêndios não está na área ardida, mas no número de ocorrências”. Neste sentido, o edil assinalou que “o objectivo é diminuir o número de pequenos incêndios, que muitas vezes são uma ameaça para as habitações, uma vez que Famalicão tem aglomerados populacionais muito dispersos ao longo dos 208 quilómetros quadrados do concelho”.
Neste sentido, a Câmara Municipal solicita a compreensão e colaboração de todos os proprietários de terrenos, no sentido de facilitarem o trabalho dos técnicos da autarquia, na limpeza das áreas afectadas. Para qualquer esclarecimento relativo à localização dos terrenos onde serão efectuadas as limpezas, os interessados deverão dirigir-se ao Gabinete Técnico Florestal da autarquia, sito na Avenida 25 de Abril, nº 622, na cidade, ou à respectiva Junta de Freguesia.
Refira-se que a silvicultura é uma das principais medidas de prevenção de incêndios florestais, salvaguardando a população e os seus bens. A par destas intervenções de limpeza, a Câmara Municipal tem desenvolvido, também no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, um conjunto de acções de sensibilização em diversas Juntas de Freguesia e escolas, com o objectivo de alertar as populações para a necessidade de preservar o meio ambiente.
Refira-se ainda que o município dispõe de três torres de vigia fixa nos montes mais altos do concelho – no Monte de Santa Catarina (Calendário), no Monte de Santa Cristina (Requião) e no Monte do Xisto (Jesufrei) – que nos meses de Verão são apoiados por brigadas móveis, que trabalham no terreno, sempre atentas a eventuais focos de incêndio.
A acção de lançamento da campanha de limpeza de terrenos florestais ficou ainda marcada pela entrega de 15 aparelhos de telecomunicações às três corporações de bombeiros voluntários do concelho, por parte da Câmara Municipal de Famalicão. O novo equipamento que implicou um investimento municipal de quatro mil euros vem melhorar a capacidade de comunicação entre os bombeiros, agilizando os serviços prestados à comunidade, principalmente em situações de emergência.
Fonte: Agroportal, 15-05-2007
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home