LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

terça-feira, maio 08, 2007

Famalicão quer ter parque de escultura

A Associação de Escultura e Arte Contemporânea, criada recentemente em Famalicão, pretende desenvolver um parque ao ar livre com uma centena de peças escultóricas. A iniciativa está relacionada com a escolha de Guimarães para Capital Europeia da Cultura, título que se efectivará em 2012.
A cidade onde será instalado este museu ao ar livre ainda não foi escolhida, mas o autarca de Famalicão, Armindo Costa, adiantou que o futuro Parque da Cidade é uma boa hipótese de localização - aliás, aquele responsável revelou mesmo que o início da construção poderá estar "para breve, atendendo à simplificação que o Governo tem realizado nesta matéria". Manuel Cruz, escultor famalicense, presidente e impulsionador da Associação de Escultura e Arte Contemporânea mostrou-se agradado com a ideia, defendendo a mesma causa para Famalicão. Por outro lado, a colectividade quer criar a Casa do Escultor e do Artista Contemporâneo, cujo objectivo é acolher os artistas que "tenham demonstrado valor e talento, mas que por algum motivo tenham sido marginalizados". Relacionado com o projecto anterior, ao que adiantou Manuel Cruz, um dos pilares da referida casa será o museu que vai acolher o espólio da associação.
A fundação que irá gerir todas as estruturas será o último dos projectos a avançar. A Associação de Escultura e Arte Contemporânea quer fomentar a escultura e a arte de criação recente e, assim, contribuir para a sua divulgação, não só em Portugal mas também no estrangeiro. Por outro lado, o intercâmbio de ideias é outro dos objectivos da associação que pretende promover paralelamente feiras, conferências, colóquios e, outros eventos relacionados com a artes.
Fonte: Jornal de Notícias, 08-05-2007

Etiquetas: