LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

quarta-feira, maio 23, 2007

"Famalicão sem fogos depende de todos"

Arranca no dia 1 de Junho a campanha de vigilância florestal, com uma brigada e uma torre de vigia, mas há muito que começaram as acções de sensibilização. O objectivo, com a perspectiva de mais um Verão quente, é reduzir o número de ocorrências e os hectares ardidos.
A 16 de Junho, a Protecção Civil Contra Incêndios arranca com as 6 brigadas mais as três torres e um posto de vigia. Uma campanha que irá decorrer até 30 de Setembro. Mas há muito tempo que a Câmara Municipal de Famalicão começou com acções de prevenção.Este ano, realizou-se, pela primeira vez, uma campanha de sensibilização da população em geral e da comunidade escolar em particular, porque os mais novos são, muitas vezes, os melhores meios de comunicação junto dos adultos.Esta campanha, a cargo dos técnicos do Gabinete Técnico Florestal, consiste em acções nas Juntas e Escolas, distribuição de folhetos e cartões com os números de emergência, e colocação de outdoors, com a mensagem "Famalicão sem fogos depende de todos". Os párocos receberam, ainda, uma carta do presidente da autarquia famalicense, a solicitar colaboração nesta campanha.
Diz o vereador da Protecção Civil, Durval Tiago Ferreira, que é importante alertar para o perigo das queimadas e para as medidas de auto-protecção que se deve tomar em caso de deflagração das chamas.Outra medida, que já vem de anos anteriores, diz respeito à limpeza dos caminhos florestais, nos principais montes, e aberturas de novas vias. O objectivo é uma passagem mais rápida das brigadas de combate aos fogos florestais. Em causa estão 40 quilómetros de via, em espaços nem sempre de fácil acesso.Em marcha entrarão as equipas de saltões (homens que percorrem o concelho em motorizada, trazendo consigo um sistema de comunicações para avisar em caso de incêndios) e torres de vigia (Stª Catarina /Calendário, Stª Cristina/Requião, Monte do Xisto/Jesufrei e um posto de vigia na St.ª Tecla/Oliveira St.ª Maria).Durval Ferreira garante que com este equipamento o concelho fica todo coberto. Os saltões foram contratados, enquanto que as vigias terão a colaboração dos escuteiros.Ainda no que toca a florestas, como já foi anunciado, a Câmara Municipal de Famalicão arrancou com um programa de limpeza de faixas de 100 metros junto a aglomerados populacionais e áreas industriais. Estas são apenas duas das condições que fazem parte das regras de escolha dos locais a limpar.
Esta intervenção, da qual a Câmara beneficiou de cerca de um milhão de euros a fundo perdido, proveniente da União Europeia, é inteiramente gratuita para os proprietários dos terrenos, que apenas têm de ceder a passagem às máquinas. Serão limpos 1700 hectares, 913 em 2007, em diversas freguesias, ficando as restantes para o próximo ano.Todas estas acções estão dentro do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que entre outras funções vai trabalhar ao nível da redução da incidência dos incêndios e na recuperação e reabilitação dos ecossistemas. A Câmara de Famalicão foi das primeiras, a nível nacional, a aprovar este plano.
Reduzir o número de incêndios e a área ardida em 10% é o objectivo traçado, para o qual esperam contribuir todas as acções atrás mencionadas. No ano de 2006, foram consumidos pelas chamas 120 hectares, correspondente a 477 ocorrências. Apesar do elevado número de focos de incêndio, o autarca responsável pela Protecção Civil ressalva a "boa capacidade de resposta" que impede que o número de hectares ardidos não seja maior. Mesmo assim, Durval Ferreira entende que a campanha de sensibilização vai ajudar a reduzir o número de ocorrências, "porque é mais descuido do que mão criminosa".
A maioria destas acções só é possível com recurso a comparticipações financeiras da União Europeia e do Governo. É o caso da limpeza das matas, com quase um milhão de euros a fundo perdido, mas também existe a candidatura ao programa Agris, com 80% a fundo perdido, para acções de limpeza de caminhos e sinalética. Da Câmara foram disponibilizados cerca de 30 mil euros.
Fonte: Cidade Hoje, 23-05-2007