Universidade Sénior de Famalicão na rota de Camilo

Sempre com a obra camiliana na bagagem e recorrendo a ela com bastante frequência, os alunos foram recebidos nos Paços do concelho de Vila Real, seguindo depois para Vilarinho de Samardã, para onde Camilo foi viver em 1839, com a sua irmã mais velha e onde recebeu uma educação irregular através de dois padres de província. Daqui partiram para Ribeira de Pena, onde visitaram entre outros locais a igreja onde Camilo casou aos 16 anos com Joaquina Pereira.
"Foi um passeio muito enriquecedor a nível cultural e histórico", salientou a propósito a presidente da Universidade Sénior, Fernanda Costa. E acrescentou: "Todos sabíamos que, para além de Famalicão, havia outras terras com acervos e memórias camilianas muito fortes, por isso foi interessante visitar estes locais, por onde passou Camilo e que são muitas vezes citados na sua obra literária".
Fernanda Costa salientou ainda que a viagem superou as expectativas dos seniores. "Foi um passeio muito animado, onde foram fortalecidas as relações de amizade e confraternização entre os alunos, professores e funcionários da Universidade Sénior".Fonte: O Notícias da Trofa, 15-05-2007
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home