LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

sábado, janeiro 20, 2007

Centro hospitalar arranca em Março

O Centro Hospitalar do Médio Ave, que integra os hospitais S. João de Deus (Famalicão) e Conde S. Bento (Santo Tirso) deverá começar a funcionar em princípios de Março. A informação foi avançada pelo Governador Civil de Braga, Fernando Moniz que ontem visitou o hospital de Famalicão para avaliar a maternidade que passou desde o encerramento da valência de Santo Tirso a receber as parturientes tirsenses.
Fernando Moniz referiu que na altura do fecho da maternidade de Santo Tirso "houve alguma preocupação e até politização". Contudo, "a mudança teve como pressupostos ganhos ao nível dos recursos. E isso foi conseguido", adiantou exibindo dados da avaliação feita pela ARS Norte e pela Sub-Região de Saúde de Braga.
De acordo com a avaliação citada pelo Governador Civil de Braga, 88% das mulheres voltaria ao hospital S. João de Deus e, 86% recomendaria a unidade de saúde às amigas. Já quanto às condições de conforto, 92% das mulheres alegam que são satisfatórias ou muito satisfatórias.
Durante o ano transacto o hospital de Famalicão teve 1560 partos, sendo que 943 são mulheres oriundas de Famalicão, 364 de Santo Tirso e 112 vindas de Barcelos. Estes dados serão ainda completados, mas Fernando Moniz considera que "são indicadores seguros e a este nível podemos ficar seguros que as coisas estão bem".
Um problema que se tem arrastado é o novo serviço de urgências que há muito se fala. "A administração fez-me ver que nem tudo está feito", atirou Moniz avançando que o "objectivo central" do hospital é o novo serviço de urgências. Por isso, o Governador Civil diz que vai sensibilizar a tutela para a questão e não quis adiantar datas "para não falhar". Moniz disse, no entanto, estar convencido que dentro de "pouco tempo" surgirão evoluções positivas.
A Urgência do hospital de Famalicão foi já classificada como médico/cirúrgica, mas Alberto Peixoto, presidente do Conselho de Administração admite que apesar do programa funcional já aprovado, poderá haver algumas adaptações.O Centro Hospitalar do Médio Ave EPE, que vai ficar sediado em Santo Tirso, aguarda a nomeação do Conselho de Administração.
Fonte: Jornal de Notícias, 20-01-2007

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Será que começa em Março?? O posto da GNR de Joane já devia ter começado e da obra só existe a primeira pedra.
Temos de começar a ser como Tomé, acreditar depois de ver.

5:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home