LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Tunísia quer investimentos do Vale do Ave

O embaixador da Tunísia em Portugal pediu hoje, em Famalicão, aos empresários têxteis do Ave que invistam no país, "onde já laboram, como sucesso, várias empresas portuguesas do ramo". Ridha Farhat afirmou que "a Tunísia precisa de desenvolver parcerias no domínio do sector têxtil, para progredir tecnologicamente".
Tal passa pelo incremento da presença de empresas portuguesas e de centros tecnológicos como o Citeve - Centro de Investigação para a Indústria Têxtil e do Vestuário de Famalicão.
O Centro Tecnológico português tem já uma extensão na Tunísia, a segunda que criou no estrangeiro, logo a seguir a uma lançada no Brasil.
O diplomata, que se encontrava acompanhado pelo responsável do Cettex - Centro Tecnológico Têxtil tunisino Nejib Karafi, esteve de manhã na câmara municipal local, onde foi recebido pelo presidente, Armindo Costa.
À tarde, reuniu-se com os responsáveis do Citeve, entre os quais o administrador António Amorim, num acto em que participaram, ainda, o primeiro conselheiro da embaixada da Tunísia, Abderrazak Rouahi, o cônsul honorário da Tunísia em Portugal, Madhat Jamal e do director-geral do Citeve, Hélder Rosendo.
Manifestando-se agradado com a possibilidade de vir a ser estabelecida uma geminação entre Famalicão e uma cidade tunisina, o embaixador disse "desejar o alargamento da actuação do Citeve na Tunísia quer em apoio do investimento de firmas portuguesas quer na melhoria da qualidade das fábricas têxteis do país".
Ridha Farhat lembrou que Famalicão "é o coração da indústria têxtil em Portugal" e defendeu a necessidade de se "estreitarem as relações económicas e sociais entre a Tunísia e a região do Vale do Ave, aproveitando as simetrias existentes a nível industrial e tecnológico".
Uma parceria, sublinhou, que passa essencialmente pela "criação de empregos e pelo desenvolvimento e modernização da indústria têxtil".
Ridha Farhat evocou as semelhanças e afinidades que aproximam os dois países, apontando os casos do número de habitantes, que é semelhante, da posição geográfica - junto ao Mediterrâneo - e do interesse político comum em desenvolver uma cooperação estratégica.
"Ao contrário do que diziam muitas vozes agoirentas, o sector têxtil português está a conseguir modernizar-se e tornar-se competitivo face a outros mercados mundiais", afirmou Armindo Costa, congratulando-se com o facto de Famalicão "possuir um centro tecnológico e vanguarda que tem sido decisivo para a renovação da indústria têxtil portuguesa".
Para o presidente do Citeve, António Amorim, a construção de uma relação de cooperação com o Cettex e os parceiros económicos da Tunísia insere-se na política de internacionalização do Citeve, que já está no terreno, estando a ser feita com passos seguros e firmes.
Fonte: Agência Lusa, 18-01-2007