LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

sábado, janeiro 13, 2007

Famalicão vai formar dez mil pessoas

O Município de Famalicão vai implantar um projecto de formação que pretende, até 2010, dar e certificar competências básicas em tecnologias de informação a dez mil pessoas. O presidente da Câmara, Armindo Costa, adiantou, hoje, que a iniciativa , denominada "Ligar Famalicão", envolve um total de sete entidades formadoras o que, no contexto nacional - no âmbito do programa "Ligar Portugal" - é considerado pioneiro.
Na apresentação pública do projecto, que ocorreu na Casa das Artes de Famalicão, o autarca sublinhou que foi feito um diagnóstico à situação no Concelho, que determinou a prevalência de "uma reduzida taxa de utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC)". "A formação nesta área é um dos grandes desafios que se colocam à humanidade neste início do século XXI", frisou.
Paula Dourado, da Associação de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave (Adrave) salientou que "o programa agrega sete entidades, sete candidaturas, uma estratégia e um plano comum".
Sendo de acesso gratuito, os promotores da formação esperam uma elevada adesão por parte dos munícipes. Podem candidatar-se todos os que tenham mais de 16 anos, sejam activos empregados ou desempregados, ou jovens à procura do primeiro emprego.
Para além da Adrave, o projecto inclui a escola profissional Cior, o Citeve, a cooperativa de ensino Didáxis, a associação Engenho, a Fundação Castro Alves e a Universidade Lusíada de Famalicão.
"Ligar Famalicão" tem como objectivo, até 2010, executar um total de 732 acções de formação para um universo de dez mil pessoas. Em 2007, o projecto espera abranger mais de mil formandos, um número que esperam ver multiplicado em anos seguintes.
Fonte: RTP, 08-01-2007