LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

domingo, janeiro 14, 2007

"Moniz Barba Branca..."

Entre outros epítetos, Braga é conhecida por ser “o penico do céu”, mas agora também podemos dizer que é o penico dos políticos, no sentido de que os políticos perdedores desempregados vêm aqui parar.
A Câmara de Braga foi em tempos um depósito de candidatos PS que perderam as eleições nas suas terras e que se acoitaram no município bracarense. Estou a lembrar-me de um que veio da Régua e do Alpoim Historiador que perdendo a câmara da Ponte da Barca, foi recolhido pelo avô Chico da Camarinha que o transformou no seu homem de mão e actualmente é o seu Vice. Porém o avô Chico, nos últimos tempos acabou com isto. Achou que devia moralizar o sistema e que não tinham que ser os bracarenses a pagarem a políticos sem emprego. Por isso, o poiso actual são as instituições governamentais que funcionam em Braga.
O Moniz Barba Branca, na tentativa de garantir o emprego, partiu a louça toda em Famalicão, dividiu o PS, concorreu à Câmara e… perdeu as eleições. Como o homem não sabe fazer mais nada que não seja a actividade de político medíocre, estava com o horizonte muito negro. Mas eis que o camarada engº Pinto de Sousa, solidário na desgraça o premeia com o cargo de Governador Civil de Braga. E não veio só. Trouxe como sua adjunta a professora Aninhas da Didaxis, ex-vereadora e actualmente reformada, mas ainda bem conservada e cheia da genica. E o Governador não se esqueceu do que passou e vai daí abriu as portas do palácio dos Falcões e empregou o Lúcio Pintainho que perdeu a Câmara da Póvoa de Lanhoso e o Jorge Doutras Mangas que saiu da Câmara de Vieira do Minho, com o rabinho entre as pernas corrido com uma marrada do clérigo-político Bino Bode. Este como andava nos Falcões a estorvar, foi recambiado para a Segurança Social de Braga para ver se lá tem alguma utilidade.
Mas não se pense que esta postura solidária e de ajuda aos que tombam em combate se confina aos camaradas do PS. Não! O Ricardinho Laranjada candidato do PSD à Camarada de Braga, derrotado pelo avô Chico, arranjou um lugarzinho de ajudante do Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso Batista dos Beijinhos, para lhe fazer os discursos, já que parece que o homem, para estas coisas, não tem lá grande jeito. O nosso rico dinheirinho está a dar para pagar a autênticos funcionários dos partidos.