LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Urgência de Santo Tirso "passa" para Famalicão

Os peritos que estão a estudar a nova rede de urgências propõem no seu relatório final o encerramento de 15 urgências hospitalares. A primeira proposta deste grupo de peritos - que esteve em discussão pública durante os meses de Outubro e Novembro de 2006 - propunha o encerramento de 14 urgências hospitalares.
Já este ano, e após uma nova análise técnica e dos contributos recebidos durante o período de audição pública, o grupo entregou ao ministro da Saúde uma proposta que defende o encerramento do serviço de urgência do Hospital São Pedro Gonçalves Telmo, em Peniche.
Além das urgências hospitalares, a proposta final dos peritos apresentou ainda alterações nos vários tipos de urgências. A proposta inicial defendia 13 Serviços de Urgência Polivalente (SUP), 29 Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC) e 41 Serviços de Urgência Básica (SUB).A mais recente proposta aponta para 14 SUP, 27 SUMC e 42 SUB. Em relação às urgências básicas, o número aumentou com Cinfães.
Segundo as contas dos peritos, esta reestruturação irá permitir que a maioria dos portugueses (51,6%) fique a menos de dez minutos de um serviço de urgência. A cerca de 30 minutos de um serviço de urgência ficará 90,1 por cento da população (9.887.835) e 99,4 por cento (9.809.402) a 60 minutos. Cerca de 60 mil portugueses (0,7% da população) ficarão a mais de 60 minutos de um serviço de urgência, nomeadamente os que se encontram "dispersos por aldeias ao longo do país", de acordo com António Marques.
Assim, segundo este relatório final estão previstos encerrar os serviços de urgência dos seguintes hospitais: Peso de Régua, Macedo de Cavaleiros, Vila do Conde, São José de Fafe - Fafe (funciona SU com nível básico até reforço de Guimarães), Conde de São Bento - Santo Tirso (funciona SU com nível básico até reforço de Famalicão), São João da Madeira, Dr. Francisco Zagalo - Ovar, Nª Senhora da Ajuda - Espinho, Visconde Salreu – Estarreja, José Luciano Castro – Anadia, Arcebispo João Crisóstomo – Cantanhede, São Pedro Gonçalves Telmo – Peniche, Fundão, Curry Cabral – Lisboa e Montijo.
Fonte: Rádio Renascença, 01-02-2007