LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

terça-feira, abril 17, 2007

Famalicão “está um passo à frente”

A certificação da qualidade dos serviços e valências das institutições sociais de Vila Nova de famalicão mereceu o eleogio do ministro do Trabalho e Solidariedade Social. Vieira da Silva deslocou-se ao concelho para o seminário internacional "Qualidade na Economia Social".
O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, disse ontem, em Vila Nova de Famalicão, que o concelho “está a trabalhar um passo à frente”, no âmbito da certificação da qualidade nos serviços e valências das instituições sociais. O ministro falava na abertura do seminário internacional “Qualidade na Economia Social”, que decorreu na Casa das Artes e contou com a presença de diversos especialistas nesta área, para além do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa.
Visivelmente satisfeito com o trabalho desenvolvido pela autarquia na área da acção social, Vieira da Silva salientou que o governo está a fazer um esforço muito grande no sentido de ampliar as respostas sociais, nas áreas do apoio à infância, aos idosos e aos menores em risco, mas com um incremento da qualidade, quer no sentido das instalações físicas, quer do atendimento. “A quantidade é uma dimensão decisiva no plano social, mas a qualidade posiciona-se numa fase posterior, em que se procura certificar valências e recursos humanos”. “É este trabalho que já está a ser desenvolvido em Famalicão”, sublinhou.
No seminário foram apresentados os primeiros frutos do desenvolvimento do projecto Equalidade, um programa social inovador promovido pela Câmara Municipal em parceria com seis instituições particulares de solidariedade social do concelho e que visa a qualificação de empresas da economia social.Na sua intervenção, Armindo Costa anunciou que “em meados deste ano, no âmbito do projecto Equalidade, será certificada a qualidade de um total de 11 valências sociais em seis instituições que são parceiras neste projecto”. O autarca esclareceu que “a certificação da qualidade nos serviços de acção social é boa para todos: é boa para o prestígio das instituições e é boa para a qualidade de vida dos cidadãos”. E acrescentou: “Hoje, mais do que nunca, é preciso harmonizar os serviços de integração social com uma lógica empresarial na prestação desses mesmos serviços”.
Armindo Costa adiantou ainda que “está em curso uma parceria global em que participam a Câmara Municipal, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, as entidades acreditadas para a formação profissional, os Centros Novas Oportunidades, os Agrupamentos de Escolas e as Escolas Secundárias”. O objectivo é criar um Plano Integrado de Formação Profissional para o concelho, que deverá entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano. O presidente da Câmara Municipal aproveitou a oportunidade para anunciar que “até finais de Maio será tornado público o novo Plano de Desenvolvimento Social de Vila Nova de Famalicão”, que articulado com o Plano Nacional de Acção para a Inclusão e com o Quadro de Referência Estratégica Nacional, vai já incluir diversas medidas na área da qualidade.


Equalidade no terreno até 2008


O projecto Equalidade, que está enquadrado no programa de iniciativa comunitária Equal, será desenvolvido até 2008 e é promovido em parceria pelo município, pela Associação de Moradores das Lameiras, Associação Teatro Construção, Centro Social e Cultural de S. Pedro do Bairro, Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, Mundos de Vida – Associação para a Educação e Solidariedade, Recreio do João – Cooperativa de Solidariedade Social e Bússola – consultores. Para além da implementação do Sistema de gestão de Qualidade nas organizações da economia social, o projecto Equalidade destaca-se ainda na área da formação profissional, na realização de seminários e workshops, na implementação de um sistema de informação e comunicação com a criação de uma página web.
Fonte: O Primeiro de Janeiro, 17-04-2007