LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

sexta-feira, março 30, 2007

Edição conjunta de obras de Camilo Castelo Branco e Rosália de Castro

A Câmara de Famalicão e a Junta da Galiza, Espanha, editaram conjuntamente os livros "Follas Novas", da escritora galega Rosalía de Castro, e "Amor de Perdição", do português Camilo Castelo Branco, anunciou hoje fonte da autarquia.
O presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, disse que foram editados 1.500 exemplares desta edição conjunta, 500 para a Junta da Galiza, outros tantos para a Fundação Rosalía de Castro e os restantes para a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco. A edição teve financiamento integral da Junta da Galiza que nela investiu 60 mil euros.
A obra conjunta surge na sequência do protocolo de geminação assinado entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através da Casa-Museu Camilo Castelo Branco e da Fundação Rosalía de Castro, cuja casa-museu está localizada em Padrón, uma das cidades mais importantes do Caminho de Santiago.
Rosália de Castro, juntamente com o escritor Castelao, são considerados os dois dos mais importantes escritores de sempre na língua galega. "Follas Novas" e "Amor de Perdição" têm prefácios de Xésus Alonso Montero, director do Centro de Estudos Rosalianos, e de Aníbal Pinto de Castro, director do Centro de Estudos Camilianos.
"Esta geminação cultural passa pelos dois escritores porque, Rosalía de Castro foi contemporânea de Camilo", sublinhou o autarca de Famalicão. Sustentou ainda que a iniciativa se enquadra num projecto que vai criar uma associação de casas de escritores contemporâneos de Camilo Castelo Branco.
Armindo Costa salientou que o município investiu já cinco milhões de euros no novo Centro de Estudos Camilianos, junto à Casa- Museu de Camilo Castelo Branco, tornando este espaço "num monumento à memória e ao génio criador do romancista". "Hoje, a Casa-Museu de Camilo é um organismo de estudo e de divulgação da obra camiliana e da literatura portuguesa. Um espaço que agora desenvolve a sua acção já num plano internacional, através da parceria com a Fundação Rosalía de Castro", sublinhou o autarca.
Fonte: RTP, 30-03-2007