LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

quinta-feira, maio 24, 2007

Boa Reguladora volta a fabricar relógios em Famalicão

A empresa Boa Reguladora, em Famalicão, foi adquirida por dois dos seus antigos trabalhadores, que decidiram voltar a fabricar e a dar assistência técnica aos milhares de relógios espalhados por colecções particulares, um pouco por todo o mundo, disse à Lusa um dos novos proprietários. José Cunha e José Varela acordaram com o antigos proprietários a "cedência definitiva das marcas" numa altura em que da antiga fábrica de relógios restam apenas dois dos milhares de trabalhadores que a empresa já teve e escassos metros quadrados das imponentes instalações que serviam para albergar máquinas e ferramentas.
Ao longo dos últimos anos, o património da Reguladora foi sendo vendido a grupos internacionais e nas instalações da antiga fábrica são agora produzidos contadores eléctricos e de água.
Com as ferramentas necessárias para voltar a fazer os "relógios de Coluna, de Mesa e de Parede", que sempre caracterizaram a marca e conhecedores dos segredos da arte de relojoaria, José Cunha e José Varela negociaram com Miguel Dias Costa, o representante da família detentora da Reguladora, a aquisição das patentes.
Foi assim criada a Regularfama, a nova empresa onde a média de idades dos funcionários ronda os sessenta anos.
Com Cunha e Varela estão já mais seis antigos funcionários que, no inicio de Junho, se vão mudar para os antigos escritórios da empresa, transformados em oficinas.
"Vamos voltar a fabricar relógios únicos, todos manuais e com a qualidade que sempre os caracterizou", referiu José Cunha.
Com o preço médio de cada relógio a rondar os seiscentos euros, estes "artesãos" estão já a ser contactos por proprietários e coleccionadores que pretendem fazer a manutenção do equipamento.
As especificidades dos relógios são tantas que os novos proprietários da empresa, estão a pedir a colaboração de antigos funcionários - muitos deles já reformados - que continuam a ser os únicos a saber desempenhar tarefas tão peculiares como "afinar as máquinas" e "sintonizar as Aves-Maria" com que são assinaladas todas as horas.
As caixas de madeira e todos os acabamentos continuarão a ser feitos em Famalicão e apenas o interior dos relógios passará a ser importado da Alemanha, dado que "não temos capacidade para fabricar as máquinas", salientou Cunha.
Fundada em 1895, A Boa Reguladora foi a primeira fábrica de relógios da Península Ibérica, dela tendo saído todos os relógios para as estações e apeadeiros dos caminhos-de-ferro portugueses, muitos deles ainda a funcionar.
A importância e a raridade dos primeiros relógios a ser fabricados é de tal ordem que, em leilões, as peças manufacturadas atingem preços quase proibitivos, recordou José Cunha.
Na lista de encomendas para o fabrico de novas peças estão, sobretudo, clientes do Brasil e dos Estados Unidos.
"As encomendas que chegam dos Estados Unidos são quase todas de açorianos que querem ter em casa o que de melhor se faz em Portugal", disse José Cunha.
Fonte: Diário Digital, 24-05-2007

8 Comments:

Blogger segurin said...

Olá não sabes se a fábrica ainda está a funcionar, não me podias arranjar os contactos? obg

10:38 da manhã  
Blogger Unknown said...

Boa noite!

Não sei de que data é o comentário anterior mas de qualquer forma fica a informação.

a fábrica da reguladora continua a funcionar e os contactos são:



REGULARFAMA
Rua José Carvalho, 671 4760-353 Calendário
V. N. de Famalicão
Telefone: 252310374
Fax: 252310374
Email: geral@reguladora.com.pt

mais informações em :

www.relogiosreguladora.com.pt

12:19 da manhã  
Blogger bispo claudio said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10:19 da tarde  
Blogger bispo claudio said...

Olá, sou possuidor de um relógio fabricado pela A BOA REGULADORA, de numeraçao 503/2, no qual consta que A BOA REGULADORA FABRICA DE RELóGIOS FUNDADA EM
"1982" J CARVALHO & IRMAO LTDA VILA NOVA DE FAMALIÇAO PORTUGAL.

EMAIL PARA CONTATOS
...bispoclaudiomattos@ig.com.br...
ou tel.:02191976463 (Claudio Mattos)

10:23 da tarde  
Blogger HistóriGeo Portugal said...

Parabéns pelo post, muito interessante.
Tenho também alguma documentação sobre os fundadores da "Reguladora".
Cumprimentos
Eduardo Santos Carneiro

4:42 da tarde  
Blogger Unknown said...

Olá , sou possuidor de um relógio fabricado pela boa reguladora, de n.248 - 1938, onde consta A BOA REGULADORA FABRICA DE RELÓGIOS FUNDADA EM 1982 J CARVALHO& IRMÃO VILA NOVA DE FAMALICÃO.

E.mail contacto
tutafilipe@gmail.com

7:25 da tarde  
Blogger Unknown said...

Boas, o meu avô tinham uma salinha onde fazia arranjos de relógios antigos, a onde tem muito material de ourives e relojoaria, gostaria de saber se há alguém interessado em dar uma olhadela no material que la se encontra. Alguém interessado contactar carlosfuza@hotmail.com ou tem:916933671

9:52 da tarde  
Blogger Erlend Hildur said...

Estou tão feliz hoje porque Deus fez isso por mim depois de passar por momentos difíceis com outros emprestadores e nada funciona, eu estava prestes a perder minha fé e esperança, mas ainda tenho que me manter forte e perseguir o que estou procurando. Estou feliz hoje porque Deus me dirigiu à melhor empresa de empréstimo e eu não me arrependi de nada depois de entrar em contato com eles e meu desejo de coração foi concedido e me foi dada a quantia solicitada (300.000,00 USD), o dinheiro foi pago em minha conta após duas semanas de conversa com a empresa e eles não me estressaram ou me deram nenhuma dor de cabeça para conseguir este empréstimo deles, outros membros de minha família e amigos que eu dirigi a eles também conseguiram o empréstimo, eu adoraria que você entrasse em contato 247officedept@gmail.com / whatsapp +1-989-394-3740. . e conseguir seu empréstimo rapidamente e isto é seguro e rápido, você que tem esperança, fé e tudo o que tem apenas em nome da obtenção de um empréstimo e nada funciona, aposto que se você tentar este homem chamado Benjamin , você nunca se arrependerá de nada e seu pedido de empréstimo será aprovado e será pago diretamente em sua conta bancária, então apresse-se agora e contate a resposta rápida no WhatsApp +1-989-394-3740. peça qualquer tipo de empréstimo, e ele será concedido a você. Desejo-lhe o melhor

1:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home