LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

terça-feira, janeiro 23, 2007

BE questiona situação da Filobranca

Face às perspectivas de encerramento da fábrica de malhas Filobranca, sedeada em Mogege, Vila Nova de Famalicão, o Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República um requerimento, solicitando informações ao Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social. Assim, o BE quer saber se "tem o Ministério conhecimento desta situação, da violação de direitos dos trabalhadores, em particular da pressão que sobre eles está a ser exercida para fazerem rescisões de contrato por mútuo acordo".
No requerimento entregue por João Semedo adianta-se que, "sendo uma empresa do sector têxtil, com índices normalmente elevados de tendinites, está o Ministério atento ao problema das doenças profissionais e da mais difícil recolocação dos trabalhadores em outras empresas?"
Este requerimento surge na sequência do contacto de um grupo de trabalhadores da fábrica de malhas Filobranca, demonstrando uma grande preocupação com a situação da empresa. O relato dos trabalhadores dá conta do "encerramento de algumas fábricas do grupo e também a deslocação de partes da sua produção para a Roménia" sendo que no ano passado já o "grupo Filobranca fechou a fábrica de Guimarães.
Fonte: Jornal de Notícias, 23-01-2007