LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Em defesa da Região de Turismo do Minho

Associações empresariais da Região Minho manifestaram-se, ontem, favoráveis à criação de uma Região de Turismo do Minho, no âmbito da proposta apresentada pelo Governo. As estruturas representativas de comerciantes e industriais de Barcelos, Braga, Fafe, Celorico, Cabeceiras, Famalicão, Guimarães e Vizela entendem ser essa a melhor forma de criar novas dinâmicas para o sector do turismo.
"O Minho é sem dúvida um produto turístico com identidade própria que tem sofrido nas últimas décadas um atraso de investimentos e interesse internacional pelo facto de não dispor de voz única pela sua promoção e na exigência e defesa dos recursos necessários", alega a estrutura.
Num cenário em que se complicam os indicadores económicos, do emprego e sociais nas sub-regiões do Minho dependentes do têxtil ou do comércio, o turismo apresenta-se como o sector a dinamizar na região. Por isso, entendem que "a criação da Região de Turismo do Minho é um passo fundamental para a representatividade do sector, para a sua organização, a sua promoção e desenvolvimento que pode e deve bem melhor aproveitar todas as potencialidades e características próprias do Minho".
Mas discordam, "frontalmente daqueles que defendem uma só Região de Turismo para todo o Norte de Portugal". A captação de novos investimentos estão em muito "dependentes da capacidade organizativa e de desenvolvimento que surgirão desta Região de Turismo do Minho".
Fonte: Jornal de Notícias, 24-01-2007