LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

terça-feira, janeiro 30, 2007

Primeiro Open de Matraquilhos decorre em Famalicão

A Federação Portuguesa de Matraquilhos (FPM) em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, vai promover nos próximos dias 16, 17 e 18 de Fevereiro, o 1.º Open de Matraquilhos. A iniciativa que irá decorrer no Pavilhão de Eventos do Lago Discount, na freguesia famalicense de Ribeirão, tem as inscrições abertas até ao próximo dia 11 de Fevereiro.Os interessados podem contactar o membro desportivo famalicense da FPM, Carlos Teixeira, através do telemóvel 969 289 211, ou através do e-mail ddfamalicao@fpm.pt.
As equipas que se destaquem no primeiro e segundo lugares, neste torneio, ficarão automaticamente apuradas para o Eurotour, a realizar em Março, pela FPM.
A realização do 1.º Open de Abertura de Matraquilhos, em Vila Nova de Famalicão é uma oportunidade para os amantes famalicenses desta modalidade, apresentarem as suas qualidades e capacidades.
Refira-se que a FPM foi criada em 2006, tendo já um vasto calendário de competições para o ano de 2007, abrindo o ano desportivo em Famalicão.
A prática do Futebol de Mesa (vulgo matraquilhos) surgiu em 1936, pela mão do galego Alexandre Finisterre, que quando internado no hospital de Monserrat, devido a ferimentos durante a Guerra Civil Espanhola, conheceu muitas crianças também feridas e impossibilitadas de jogar futebol. Então, inspirado pelo ténis de mesa e motivado pelas crianças criou o Futebol de Mesa – matraquilhos.
O jogo rapidamente divulgou-se pela Europa. Tanto que, na década de 1960, quando Alexandre Finisterre regressou a Espanha, o jogo encontrava-se já largamente conhecido. Em Portugal, ganhou também grande popularidade, sendo equiparado aos jogos tradicionais.
Fonte: O Notícias da Trofa, 30-01-2007

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pois foi

7:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home