LINHA DO MINHO

OBSERVATÓRIO DE IMPRENSA SOBRE O MUNICÍPIO DE VILA NOVA DE FAMALICÃO (PORTUGAL). ESTE BLOG COLOCARÁ DISPONÍVEIS NOTÍCIAS E OPINIÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, QUE ESTEJAM DISPONÍVEIS ONLINE EM ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM SITES INSTITUCIONAIS E NA BLOGOSFERA. Envie informações, notícias, comentários ou fotografias para: observatoriovnf@gmail.com

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Vereador da Educação responde às preocupações da Associação de Pais da Aldeia Nova

Em resposta à Associação de Pais de Aldeia Nova, o vereador da Educação da Câmara Municipal de Famalicão alega que está consciente das preocupações dos pais e das necessidades da escola. Durante o corrente ano lectivo e na sequência de vários encontros com os pais, Leonel Rocha afirma que “há um compromisso da minha parte em avançar com determinados melhoramentos na escola. (...) Só estou a aguardar a possibilidade de concretizar esses compromissos”.
O vereador assume compreender os pais, porque “afinal são os seus filhos que frequentam a escola”, mas por outro lado, espera também que os pais procurem compreender que “estamos limitados a determinados procedimentos”. Já para não falar nas muitas prioridades igualmente existentes nas restantes escolas do concelho, onde em algumas escolas “há mesmo o risco de não ser possível darem-se aulas, ao contrário do que acontece na Aldeia Nova”.
Leonel Rocha assegura que está a colmatar falhas por todo o concelho e que tem tudo orientado. E no caso de Aldeia Nova prevê, ainda no início deste ano, fazer um conjunto de obras no exterior da escola, nomeadamente, a colocação de vedações para evitar que as bolas com que as crianças brincam ultrapassem os limites da área escolar, assegurando que a rede já está na posse da Câmara. Será ainda feito um muro de suporte junto ao portão de entrada nas traseiras da escola para sustentação de terras, permitindo ao mesmo tempo que aquele espaço de recreio seja aplanado. Uma obra entregue à brigada das escolas do departamento de Obras. Estão ainda previstos os arranjos necessários nas casas de banho. E referindo-se em particular ao problema do telheiro da escola, que abrange a zona do recreio coberto, não foi fácil encontrar telhas iguais às existentes na escola, pois já não são produzidas no mercado, como esclarece, “se fosse um material fácil de arranjar, já estava o problema resolvido. Mas não foi o caso. Não invento!”. Mas acabou por ser possível encomendar o mesmo material. “Aguardamos agora que chegue a telha para executar a obra”, garante.
Leonel Rocha volta a afirmar que nada foi esquecido, mas “tem que se dar tempo ao tempo, porque não se pode fazer tudo num espaço tão curto”, acrescentando, “também não podemos ir lá hoje pôr uma sanita, depois fazer um muro, depois uma vedação (…) não faz sentido uma coisa destas, até porque os pais caíam-nos em cima. Preferem que façamos tudo de uma vez, mas para isso é preciso termos os materiais todos juntos. E isso não tenho, senão já tinha resolvido tudo.”
O vereador pede aos pais para terem “alguma paciência e, acima de tudo, perceberem que estamos todos de boa fé”. Quanto às verbas encaminhadas pela Câmara Municipal às Juntas de Freguesias mediante um protocolo, “400 euros por cada sala de aula”, esclarece o vereador, destinam-se a reparações que sejam necessárias fazer ao longo do ano. E acrescenta, “este protocolo é feito porque as Juntas estão mais próximas da realidade das escolas logo os serviços são mais rápidos”. Por enquanto, o pelouro ainda não tem um relatório exacto que clarifique se a Junta de Ribeirão já investiu o dinheiro ou não na escola da Aldeia Nova, mas “se não investiu terá que prestar contas”. A única coisa que sabe realmente “é que na maior parte dos casos não tenho recebido queixas das escolas. É sinal que as Juntas estão a trabalhar”.
Finalmente, a questão da falta de auxiliares educativas em Aldeia Nova. Leonel Rocha explica que a auxiliar existente é apenas para os alunos do 1º ciclo, cerca de 95, e não para as crianças do jardim-de-infância. Mesmo assim concorda com os pais que não é suficiente. Mas essa é uma responsabilidade da DREN, que “infelizmente está a tratar deste assunto muito mal”, sublinha o vereador. E adianta que a responsabilidade da Câmara Municipal prende-se apenas com a pré-escolar e a esse nível têm lá quatro auxiliares ou educadoras.Leonel Rocha debruçou-se ainda sobre o escorrega existente na escola, explicando que aquela estrutura foi colocada a pensar nas crianças da pré-primária, e não nos mais graúdos do 1º ciclo. Para esses “privilegiamos espaços de desporto, nomeadamente, campos de futebol, com balizas ou tabelas de basquetebol”.
Falando nas crianças do jardim-de-infância, o vereador informa que ainda este ano lectivo esses alunos serão transferidos para a escola das Boucinhas. “Não tenho data precisa, mas será ainda este ano”, adiantando que o projecto já está em fase de elaboração, faltando depois a aprovação da DREN. Após a transferência de alunos, a escola da Aldeia Nova, sublinha Leonel Rocha, “irá ficar com outras possibilidades”, referindo-se à disponibilidade da biblioteca e possibilidade de mais duas salas, uma para uma nova turma e outra para o desenvolvimento de actividades várias ou serviços de apoios. “Portanto esta escola vai ficar com boas condições”, frisa.
Fonte: Viver A Nossa Terra, 24-01-2007